O governo da Catalunha, em Espanha, vai proibir fumar nas esplanadas de espaços públicos, nas paragens de transportes públicos e nas áreas escolares. O objetivo é criar “mais espaços livres de fumo” e incentivar a população a deixar de fumar, segundo adiantou o ministro da Saúde, Josep Maria Argimon.
“Sempre que foi feita qualquer regulamentação que proporcione espaços sem fumo, fez com que as pessoas deixassem de fumar. Estamos a preparar um regulamento para tornar as entradas e saídas das escolas, esplanadas e paragens livres de fumo. Muitas vezes não nos damos conta e estamos a fumar enquanto esperamos que as crianças saiam da escola”, sublinhou Argimon, numa entrevista à TV3.
Para encorajar a população a deixar de fumar, o governo regional irá disponibilizar gratuitamente substitutos da nicotina a pessoas com rendimentos inferiores a 18 mil euros anuais. A medida deverá abranger 600 mil pessoas.
“Estou convencido de que haverá um elevado grau de consenso. Temos de tomar medidas corajosas para reduzir o consumo de tabaco”, acrescentou.
O responsável afirmou ainda ser a favor da proibição de fumar em automóveis, devido ao risco de distração ao volante ou de provocar um incêndio ao atirar a ponta de um cigarro pela janela. No entanto, tal proibição (ainda) não está nos planos do governo.
Leia Também: Catalunha não vai cumprir sentença de 25% de aulas em castelhano