A 'speaker' da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, disse este domingo que Donald Trump "não é homem suficiente" para comparecer à audiência do comité de investigação, que intimou o antigo presidente no âmbito da investigação ao ataque ao Capitólio, a 6 de janeiro de 2021.
Numa entrevista à televisão MSNBC, a líder do Partido Democrata considerou que Trump é demasiado cobarde e orgulhoso para ser interrogado e escrutinado pelo Congresso.
"Não acho que ele seja homem o suficiente para aparecer. Não acho que os seus advogados queiram que ele apareça, porque ele tem de testemunhar sob juramento", afirmou.
"Veremos se ele é homem o suficiente", desafiou ainda Pelosi.
Na sexta-feira, o comité anunciou que iria intimar Donald Trump a entregar documentos relacionados com as suas ações nos dias e momentos precedentes ao ataque do dia 6 de janeiro de 2021, no qual milhares de apoiantes do antigo presidente invadiram o edifício do Congresso, vandalizando as duas câmaras legislativas e causando um caos que resultou na morte de cinco pessoas.
O comité de investigação ao ataque tem constatado, ao longo de várias audiências e centenas de entrevistas, que a recusa do antigo presidente republicano em reconhecer o resultado das eleições de 2020 e os seus incentivos à violência resultaram diretamente no ataque. Nesse dia, o Congresso estava a certificar os resultados das eleições presidenciais, que deram a vitória inequívoca a Joe Biden, quando os apoiantes de Trump interromperam o processo.
A intimação também exige que o Donald Trump compareça no Congresso, para prestar declarações e responder às perguntas dos deputados, a 14 de novembro.
Na justiça, Trump tem recusado todas as acusações e tem procurado evitar qualquer cedência de documentos e testemunhos às autoridades, sem sucesso. E, através de comunicados, tem também negado qualquer autoridade ao comité de investigação.
Leia Também: Donald Trump intimado a testemunhar sobre invasão ao Capitólio