O presidente do Brasil e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, não compreendeu a pergunta de um jornalista português e justificou-se dizendo que não fala “espanhol nem portunhol”.
O caso ocorreu, na madrugada deste sábado, à saída do debate com Lula da Silva, nos estúdios da TV Globo, quando foi abordado por um jornalista ao serviço da RTP numa conferência de imprensa.
Questionado sobre o facto de alguns líderes internacionais terem manifestado preocupação face aos resultados das eleições do Brasil, Bolsonaro alegou que "não entendeu" a questão.
“Se é que entendi o que você falou, se é que entendi. Você vai repetir e vou continuar não entendendo. Não falo nem espanhol, nem portunhol”, disse.
Lula da Silva e Jair Bolsonaro enfrentaram-se ontem no último debate antes das eleições presidenciais do Brasil. O debate, que durou mais de duas horas, ficou marcado por discussões sobre a economia, Covid-19, meio ambiente, saúde, criação de empregos, relações com um ex-deputado que na semana passada disparou sobre polícias, aborto, combate à pobreza, constituição e até viagra.
Luiz Inácio Lula da Silva venceu a primeira volta das eleições com 48,4% dos votos e Jair Bolsonaro, que procura a reeleição, recebeu 43,2%, pelo que os dois candidatos enfrentam-se numa segunda volta marcada para domingo.
[Notícia atualizada às 11h41]
Leia Também: Político do partido de Lula da Silva morto a tiro dias antes das eleições