Brasil. Transição do governo deverá começar na próxima quinta-feira
O 'vice' de Lula terá sido anunciado como o coordenador deste processo.
© Reuters
Mundo Eleições no Brasil
O vice-presidente escolhido por Lula da Silva, Geraldo Alckmin, foi o nome escolhido para coordenar a equipa de transição do executivo brasileiro.
A informação é avançada pelas publicações brasileiras, que dizem que a escolha foi feita na manhã desta terça-feira, numa reunião em que a presidente do Partido dos Trabalhadores participou. O processo de transição estará planeado começar na próxima quinta-feira, 3 de novembro.
Alckmin estará responsável por esta mudança, que contará ainda com uma equipa de 50 pessoas, que dialogarão com uma equipa destacada por Bolsonaro. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, ressalvou, na segunda-feira, que esta transição ia acontecer mesmo que o atual presidente não participasse.
De acordo com as mesmas fontes, também o ex-ministro Aloizio Mercadante, que participou na elaboração do plano de governo do presidente eleito, vai participar nesta transição.
O atual líder do governo do Brasil, no poder desde 2018, esteve mais de 24 horas em silêncio. Os resultados eleitorais resultaram num bloqueio levado a cabo por camionistas apoiantes de Bolsonaro, que, esta terça-feira, bloquearam pelo menos 227 estradas por todo o país.
A paralisação, que começou na segunda-feira, levantou algumas dúvidas sobre a segurança no país, tendo a Polícia Militar encerrado a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, até ao Congresso Nacional, por forma a prevenir manifestações de apoiantes do atual presidente.
Leia Também: PT diz que transição do governo acontecerá mesmo sem Bolsonaro participar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com