Japão alerta cidadãos após novo lançamento de míssil da Coreia do Norte
O míssil sobrevoou o território do Japão em direção ao Oceano Pacífico.
© iStock
Mundo Coreia do Norte
O governo japonês emitiu, esta quarta-feira, um alerta devido ao lançamento de um novo míssil da Coreia do Norte. Segundo a agência de notícias Reuters, que cita os serviços de emergência locais, foi pedido aos residentes das províncias de Miyagi, Yamagata e Niigata que permanecessem em casa.
O míssil sobrevoou o território do Japão em direção ao Oceano Pacífico, por volta das 07:48 (22:48 de quarta-feira em Lisboa), de acordo com fontes do governo.
O anúncio do gabinete do primeiro-ministro do Japão surgiu pouco depois dos militares da Coreia do Sul ter detetado o lançamento de pelo menos um míssil balístico em direção ao seu mar oriental.
Tóquio divulgou que foi disparado mais do que um míssil, embora não tenha precisado quantos, mas adiantou que estes sobrevoaram o seu território e caíram no oceano Pacífico.
As autoridades japonesas emitiram alertas à população nas regiões do norte de Miyagi, Yamagata e Niigata, apelando a procurar abrigo ou a permanecer em casa, não havendo registo de danos ou feridos.
O Estado-Maior Conjunto de Seul não confirmou imediatamente que tipo de míssil detetou ou a distância que percorreu.
O alerta surge depois de a Coreia do Norte ter disparado hoje 23 mísseis. Um dos mísseis atravessou a chamada "Linha da Fronteira Norte", a divisão marítima 'de facto' entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, disse o exército sul-coreano.
O disparo desencadeou um raro alerta aéreo na ilha sul-coreana de Ulleungdo, cerca de 120 quilómetros a leste da península da Coreia, onde os residentes foram aconselhados a refugiar-se em abrigos.
Leia Também: Presidente do Conselho Europeu "indignado" com mísseis de Pyongyang
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com