Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mitch McConnell reeleito líder republicano no Senado dos EUA

Mitch McConnell foi hoje reeleito líder da bancada Republicana no Senado dos Estados Unidos da América (EUA), vencendo o adversário Rick Scott, que foi chefe de campanha do partido e era apoiado pelo ex-Presidente Donald Trump.

Mitch McConnell reeleito líder republicano no Senado dos EUA
Notícias ao Minuto

19:47 - 16/11/22 por Lusa

Mundo Estados Unidos

McConnell, senador pelo Kentucky, conseguiu facilmente derrotar a candidatura de Scott - na tentativa para o substituir como líder do Partido Republicano na câmara alta do Congresso norte-americano, onde a bancada permanecerá em minoria - tendo conseguido 37 votos contra 10.

Inicialmente, o partido ponderou a possibilidade de apenas fazer uma votação final após a realização da segunda volta das eleições intercalares para um lugar de senador na Geórgia, prevista para 06 de dezembro e que vai opor o Republicano Herschel Walker ao Democrata Raphael Warnock.

Mas o facto de os Democratas já terem garantido a maioria no Senado, permitiu que os Republicanos esclarecessem a liderança da minoria na câmara alta do Congresso.

Ao todo, 48 senadores Republicanos votaram, com os senadores mais próximos de Trump a associarem-se a Scott.

Espera-se que a equipa de McConnell no Senado permaneça sem grandes alterações, com John Thune e John Barrasso, em posições de destaque.

A entrada de Scott na corrida para a liderança da bancada Republicana e para defrontar diretamente McConnell, que foi encorajada por Trump, intensificou uma disputa de longa data, que revelou profundas fraturas dentro do partido, com os apoiantes do candidato derrotado a procurarem também uma estratégia alternativa àquela que tem sido seguida até agora na oposição à maioria Democrata.

"Se querem manter o 'status quo', não votem em mim", disse Scott numa carta enviada aos Republicanos do Senado, apresentando-se como um voto de protesto contra McConnell.

Trump, que nas últimas horas apresentou a sua recandidatura à Presidência dos EUA, nas eleições de 2024, tem feito pressão para que o partido afaste McConnell, desde que este senador o culpou pelo ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021. Apesar de ter acusado Donald Trump de ser o responsável pela invasão do Capitólio, Mitch McConnell votou contra a destituição do ex-Presidente.

Segundo fontes partidárias, Scott e McConnell conversaram e negociaram alguns princípios estratégicos durante um longo almoço privado de senadores do Partido Republicano na terça-feira, que se arrastou por várias horas.

Os dois representantes discutiram sobre as eleições intercalares, realizadas na semana passada, a qualidade dos candidatos Republicanos que concorreram ao escrutínio e as suas diferenças em relação à arrecadação de fundos, de acordo com as mesmas fontes.

Leia Também: EUA. Congresso retoma atividade com liderança da câmara baixa em aberto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório