Um casal do estado norte-americano da Califórnia foi extraditado do Montenegro para os Estados Unidos, esta sexta-feira, depois de terem sido condenados por pertencerem a um esquema de fraude fiscal.
Segundo explicou o Departamento de Justiça dos EUA, citado pela ANC News, Richard Ayvazyan, de 44 anos, e Marietta Terabelian, faziam parte de um esquema na Califórnia que roubou cerca de 18 milhões de dólares (cerca de 17,3 milhões de euros), destinado a empréstimos para apoiar empresas afetadas pela Covid-19.
Ayvazyan e Terabelian tinham sido detidos inicialmente em junho de 2021, mas cortaram as pulseiras eletrónicas que foram colocadas nos seus tornozelos e fugiram para o Montenegro, deixando para trás três filhos.
O casal deve ser presente a julgamento esta sexta-feira, na cidade de Los Angeles. O homem já foi condenado em novembro de 2021 'in absentia' a 17 anos de prisão, enquanto que a mulher foi condenada a seis anos.
O grupo era composto por oito pessoas e usou o dinheiro em casas luxuosas, moedas de ouro, diamantes e uma mota da marca Harley-Davidson, antes de ser detido em fevereiro pelas autoridades montenegrinas.
"Os arguidos viveram uma vida luxuosa ao defraudar o governo, à custa das despesas de pequenas empresas e contribuintes norte-americanos que já enfrentavam dificuldades financeiras relacionadas com a pandemia", diz o Departamento de Estado, no seu site onde foi anunciada a sentença.
Leia Também: Lousada. Casal agredia e abusava de dois deficientes mentais profundos