Avalanche do lado indiano de Caxemira faz três mortos
As avalanches são muito comuns naquela que é uma das zonas mais disputadas do mundo.
© Getty Images
Mundo Caxemira
Uma avalanche na região de Caxemira, que se divide entre o norte da Índia e o nordeste do Paquistão, matou no sábado três soldados indianos junto à fronteira entre os dois países.
Segundo as forças armadas indianas, citadas pela Associated Press, o deslizamento violento de neve caiu sobre uma patrulha no setor de Machil, do lado controlado pela Índia.
Os homens ainda foram transportados para o hospital, mas acabaram por morrer.
Caxemira é uma zona montanhosa, situando-se na periferia sudoeste da cordilheira dos Himalaias. As avalanches e os deslizamentos de terras são muito comuns e os exércitos mobilizados na região têm sofrido com os acidentes.
Em 2012, uma grande avalanche do lado paquistanês matou cerca de 140 pessoas, incluindo quase 130 soldados paquistaneses. Mas recentemente, em 2017, pelo menos 20 soldados indianos morreram numa sequência de três avalanches.
Caxemira é também uma das zonas mais militarizadas do mundo, com a Índia e o Paquistão a contestarem a maioria do controlo da região (a China também tem interesses e controla uma pequena parte). As tensões diplomáticas em torno de Caxemira são constantes, exacerbadas pelo facto de os dois países serem potências nucleares.
A disputa acesa do território tornou-se mais intensa em 1947, quando a Partição da Índia resultou na criação da Índia e do Paquistão como dois países independentes (e eventualmente em três, quando o Bangladesh conseguiu a sua autonomia do Paquistão).
Leia Também: Confrontos na região indiana de Caxemira fazem pelo menos sete mortos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com