Um tornado passou por Marbella, em Málaga, Espanha, na tarde desta segunda-feira, deixando um rasto de destruição. Várias árvores ficaram caídas, diversos veículos ficaram danificados, vidros partidos e coberturas danificadas.
De acordo com o jornal El País, bastou apenas um minuto para que fossem registados vários incidentes, principalmente no Hospital Costa del Sol. A fachada exterior do edifício ficou danificada e algumas janelas ficaram partidas.
Uma funcionária da unidade hospitalar sofreu ferimentos ligeiros na sequência do incidente, mas encontra-se bem.
Moradores da cidade registaram o momento em que o tornado passava e destruía tudo o que estava no seu caminho.
Primeros reportes de daños por el tornado y la lluvia en Marbella:
— MeteoMarbella (@adrianmeteo) December 5, 2022
- Numerosas caídas de árboles.
- El viento ha sido capaz de tirar un contenedor.
- Ha roto los cristales de las ventanas del hospital y los ha trasladado hasta la autovía. 🪟
- Inundación en La Campana. pic.twitter.com/qgznrXI2MC
A polícia e os bombeiros locais foram acionados e deslocaram-se rapidamente aos locais onde se verificaram estragos.
Citado pelo jornal espanhol, o conselheiro de segurança, José Eduardo Díaz, indicou que "os danos estão a ser avaliados", referindo ainda que vai ser ativado um plano de emergência municipal e há várias equipas no terreno a resolver os incidentes.
A Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) ativou, para as próximas horas, o alerta laranja devido à probabilidade de chuvas intensas e fortes rajadas de vento na região.
Leia Também: Alcântara acordou sem chuva, mas com vestígios da passagem de tornado