Apoio do Irão à Rússia? "Provavelmente vai aumentar nos próximos meses"

O Ministério da Defesa do Reino Unido acredita que o Irão se terá tornado num dos maiores aliados da Rússia na invasão à Ucrânia.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
10/12/2022 13:08 ‧ 10/12/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O apoio do Irão às tropas russas vai “provavelmente aumentar nos próximos meses”. É o que diz o mais recente ponto da situação do Ministério da Defesa do Reino Unido sobre a guerra na Ucrânia.

Moscovo também deverá garantir a Teerão um “nível sem precedentes de apoio militar e técnico” como moeda de troca.

A Defesa britânica acredita ainda que o Irão se terá tornado num dos maiores aliados da Rússia, que tenta conseguir mais armas para usar na invasão à Ucrânia.

“Se a Rússia conseguir obter um grande número de mísseis balísticos iranianos, vai provavelmente usá-los para continuar a expandir a sua campanha de ataques contra a infraestrutura crítica da Ucrânia”, pode ler-se num comunicado.

Recorde-se que, de acordo com duas fontes do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, segundo a Associated Press, Moscovo espera que o Irão reabasteça as forças armadas russas com drones e mísseis para a guerra na Ucrânia.

Já um diplomata da ONU disse que o Irão tem planos para vender à Rússia centenas de mísseis e drones, violando uma resolução do Conselho de Segurança de 2015.

Na semana passada, foi noticiado que as autoridades militares ocidentais acreditam que a Rússia esgotou o stock de drones iranianos usados para atacar a Ucrânia.

Leia Também: EUA denunciam "parceria militar em larga escala" entre Rússia e Irão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas