As celebrações do regresso de Trump ao poder deverão abrir ao final do dia (hora local) com um espetáculo de fogo-de-artifício no Trump National Golf Course, em Sterling, Virgina, a cerca de 55 quilómetros de Washington.
Donald Trump chegou a Washington acompanhado pela mulher, Melania Trump, a bordo de um avião militar, num voo batizado "Special Air Mission 47", numa referência ao facto de Trump se tornar na segunda-feira o 47.º Presidente dos Estados Unidos.
O dia da tomada de posse começará com uma cerimónia religiosa numa igreja perto da Casa Branca.
De seguida, visitará o Presidente cessante Joe Biden na Casa Branca. Biden recebê-lo-á num dos pórticos da residência presidencial e depois tomarão chá antes de se dirigirem juntos para o Capitólio.
Devido às baixas temperaturas previstas para Washington na segunda-feira, entre -4 e -12 graus Celsius devido a um vórtice polar, foi decidido na sexta-feira que a cerimónia de tomada de posse será transferida da escadaria para o interior do Capitólio.
Será a segunda vez que tal acontece, depois da tomada de posse de Ronald Reagan em 1985, após ter sido reeleito, também devido ao frio que afetou a cidade.
Trump prestará juramento por volta do meio-dia, ato a que se seguirá o seu discurso de tomada de posse como presidente.
O novo presidente passará as suas primeiras horas de mandato no Congresso, uma altura que é utilizada para que a Casa Branca que sai e a que entra se desloquem em tempo recorde.
Trump mudar-se-á para a residência presidencial pouco antes das 17:00 locais (22:00 em Lisboa) e espera-se que depois assine as primeiras ordens executivas com as primeiras medidas antes de ir aos típicos bailes de gala com a primeira-dama à noite.
Leia Também: 'O Canadá não está à venda'. Boné usado por Doug Ford faz frente a Trump