Este fim de semana, a Ucrânia atacou um quartel na cidade de Melitopol. Segundo testemunhas, foram ouvidas 10 explosões e as autoridades ucranianas reivindicaram dezenas de mortos e feridos russos. O ataque foi um dos vários ocorridos em bases russas nos últimos dias.
Enquanto isso, as equipas de emergência continuam a trabalhar para restabelecer a energia em várias regiões ucranianas, após ataques russos terem atingido repetidamente a infraestrutura crítica do país. Em Odessa, a eletricidade está gradualmente a regressar, após mais de 1,5 milhões de pessoas terem ficado sem energia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que a cidade continua a enfrentar condições “muito difíceis”.
O líder ucraniano revelou ainda que conversou por telefone com o presidente dos EUA, Joe Biden, agradecendo-lhe pela “defesa e assistência financeira sem precedentes”, que “ajuda não apenas a ter sucesso no campo de batalha, mas também a manter a estabilidade da economia da nação”.
Os ataques com mísseis russos, segundo Zelensky, provocaram a destruição de cerca de 50% da infraestrutura de energia ucraniana.