A polícia zambiana encontrou, no domingo, os corpos de 27 homens, que foram abandonados numa zona agrícola na periferia da capital do país. As mais recentes informações apontam para que se tratem, alegadamente, de migrantes provenientes da Etiópia, que terão morrido devido à fome e exaustão a que estariam sujeitos, reportam as autoridades.
Um único sobrevivente terá sido encontrado às primeiras horas da manhã de domingo, segundo reporta a Reuters, e foi depois transportado para um hospital na capital do país, Lusaka, para receber tratamento hospitalar.
Os corpos encontrados sem vida, por sua vez, foram transportados para uma morgue, para identificação das vítimas e determinação, com maior exatidão, das causas da morte.
As investigações preliminares levadas a cabo pelas autoridades concluíram que as vítimas eram todas do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 38 anos, e que terão sido abandonadas ao longo de uma estrada por indivíduos que ainda não foram identificados.
"A polícia e outros departamentos de segurança instituíram, desde então, investigações sobre o assunto", explicou Danny Mwale, porta-voz da polícia, numa declaração emitida após a polícia ter sido alertada para a situação por populares.
Recorde-se que os migrantes etíopes passam, frequentemente, pela Zâmbia, quando têm como destino países como a África do Sul. Porém, têm sido raros os relatos de mortes de migrantes enquanto faziam essa mesma travessia.
Leia Também: Milhares de migrantes chegam a território dos EUA a partir do México