Kevin McCarthy volta a falhar eleição para liderar Câmara de Representantes
O Republicano Kevin McCarthy falhou a eleição na segunda volta da votação para presidente da Câmara de Representantes do Congresso dos EUA, com os oponentes dentro do partido a manterem-se firmes na rejeição do seu nome.
© Getty Images
Mundo Estados Unidos
McCarthy teve apenas 203 votos nas duas votações, bem atrás dos 218 votos necessários para ser o líder da maioria na Câmara de Representantes e até menos que os 212 do Democrata Hakim Jeffries, deixando o seu partido num impasse.
Nesta segunda votação, também participou como candidato o deputado Republicano Jim Jordan, que obteve 19 votos, nove a mais do que o colega de bancada Andy Biggs, candidato na primeira votação realizada no início do dia.
Com a segunda tentativa falhada, terão de realizar-se votações sucessivas até um dos candidatos chegar ao número de votos necessário, de acordo a agência Associated Press (AP).
Quer na primeira votação, quer na segunda, McCarthy tentou ganhar o apoio de colegas Republicanos da fação mais conservadora, que se recusavam a dar os seus votos, mas nunca foi claro de que forma poderia evitar tornar-se o primeiro candidato a líder do partido maioritário da câmara nos últimos 100 anos a não conseguir ganhar a votação.
O Republicano tinha prometido uma "batalha" pelo tempo que fosse necessário para superar os colegas de direita que se recusam a dar os seus votos.
Antes da segunda votação, o rival que se tornou aliado de McCarthy, o conservador Jim Jordan, de Ohio, que obteve seis votos na primeira votação, pediu aos seus colegas, mesmo aqueles que o apoiaram como alternativa, que abandonassem a sua oposição.
Mas o representante da Florida, Matt Gaetz, manteve o endosso a Jordan, aumentando a indefinição dentro do partido.
"Chego-me à frente para nomear o membro mais talentoso e trabalhador dos Republicanos, que acabou de fazer um discurso com mais visão do que já ouvimos entre as alternativas", sublinhou Gaetz.
Jordan obteve 19 votos na segunda volta.
Eram necessários 218 votos dos 435 da Câmara de Representantes para liderar a câmara baixa.
Com apenas 222 lugares, o Partido Republicano podia dar-se ao luxo de perder um punhado de votos e ainda assim conseguir eleger Kevin McCarthy logo na primeira volta.
Contudo, a oposição dos ultraconservadores próximos de Trump estragou os planos aos Republicanos, que terão de se sujeitar a novas votações, de desfecho imprevisível.
Leia Também: Republicanos dos EUA falham eleição de líder da Câmara de Representantes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com