Fonte do Itamaraty disse à Lusa que o encontro aconteceu porque o novo Presidente brasileiro, Lula da Silva teve de cancelar a reunião agendada com o Presidente de Angola, João Lourenço, por isso, como compensação, os dois ministros encontraram-se hoje.
"No encontro, os dois chanceleres intercambiaram visões a respeito da Parceria Estratégica, firmada por Brasil e Angola em 2010, e manifestaram a intenção de realizar, ainda neste semestre, a sétima edição da Comissão Mista Brasil-Angola", lê-se no comunicado do Itamaraty, um dia depois da posse de Mauro Viera como ministro das Relações Exteriores do Brasil e dois dias depois da posse de Lula da Silva.
Mauro Vieira felicitou ainda o seu homólogo angolano, Téte António, pela presidência de Angola à frente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e renovou o apoio do Brasil ao estabelecimento de novo pilar económico da Comunidade, proposto pelo Governo angolano.
O Itamaraty lembrou ainda que "ao retomar a prioridade atribuída pelo Brasil à África, o Governo do Presidente Lula renova a importância dos laços com Angola, uma das maiores economias daquele continente e país com o qual mantemos vínculos históricos e culturais, simbolizados pela presença, em Luanda, do Instituto Guimarães Rosa, e pelo Centro Cultural Casa de Angola, na Bahia".
Do lado de Angola, de acordo com uma nota divulgada nas redes sociais, indica-se que ambas as delegações "falaram das relações políticas privilegiadas entre Angola e o Brasil, das proximidades geográficas e culturais que unem os dois países e povos e dos preparativos da próxima Comissão Mista Bilateral".
Téte António manifestou ainda, em nome das autoridades angolanas " os mais profundos sentimentos de pesar pelo passamento físico do maior ídolo do futebol mundial Edson Arantes do Nascimento "Pelé"," que foi sepultado hoje.
Lula da Silva tomou posse como Presidente do Brasil no domingo, tendo do domingo participado em reuniões bilaterais com vários chefes de Estado, entre os quais o português, Marcelo Rebelo de Sousa e ainda com o Presidente da Guiné Bissau e de Timor Leste.
Leia Também: Avião de São Paulo para Luanda transportava droga. Polícia a investigar