Ovidio Guzmán, conhecido como El Ratón e filho de Joaquín El Chapo Guzmán, foi detido esta quinta-feira em Culiacán, Sinaloa, avançam os meios locais.
Durante a megaoperação, que decorreu pela manhã, houve tiroteios, bloqueios de estradas e roubos em diferentes pontos da cidade. Houve ainda confrontos entre grupos armados e elementos do Exército Mexicano, que também utilizaram helicópteros de combate.
#VIDEO | Reportan el uso de helicópteros militares en los enfrentamientos en Culiacán
— Grupo Fórmula (@Radio_Formula) January 5, 2023
Con información de Felicitos Trujillo. pic.twitter.com/r4vc8kl7jk
Um secretário de estado pediu à população que se mantenha em casa tendo em conta os confrontos com armas de fogo.
Ovidio Guzmán será transferido para uma unidade da Procuradoria Geral da República ou diretamente para um uma prisão federal.
Esta não é a primeira vez que a detenção do filho de El Chapo desencadeia o caos. Em 17 de outubro de 2020, um dia já apelidado de 'Quinta-feira Negra', elementos da Secretaria da Marinha (Semar) capturaram Ovidio Guzmán em Culiacán.
Porém, por ordem do presidente Andrés Manuel López Obrador, foi libertado. Naquela tarde de outubro, veículos foram queimados e ataques armados foram registados em resposta à detenção.
El Ratón faz parte de Los Chapitos, um grupo criminoso com presença na Cidade do México e formado precisamente pelos filhos de 'El Chapo': Iván Archivaldo e Jesús Alfredo Guzmán Salazar.
Leia Também: Atropela e mata polícia de trânsito no México. Mulher foi detida