Banco de Inglaterra vende obrigações compradas durante 'crise Truss'

O Banco de Inglaterra vendeu quase 20.000 milhões de libras (22.580 milhões de euros) em títulos do Governo britânico que tinha comprado para sustentar o mercado devido à crise desencadeada pelo controverso orçamento da ex-primeira-ministra britânica Liz Truss.

Notícia

© Reuters

Lusa
12/01/2023 13:18 ‧ 12/01/2023 por Lusa

Mundo

Banco de Inglaterra

O banco anunciou hoje que se desfez destas obrigações compradas temporariamente entre setembro e outubro, quando a libra esterlina se afundou na sequência do anúncio de um orçamento com cortes de impostos que não incluía qualquer forma de os financiar.

"O banco vendeu agora a totalidade da sua carteira de 19.300 milhões de libras (21.789 milhões de euros) em títulos que tinha temporariamente", disse o banco.

"As compras foram feitas para restaurar as condições de mercado ordenadas após a disfunção no mercado obrigacionista britânico e, ao fazê-lo, reduzir os riscos de contágio às condições de crédito das famílias e empresas britânicas", sublinha o banco.

Na sequência de pressões do próprio partido conservador, Truss foi forçada a demitir-se em outubro como líder do partido e primeiro-ministro do Reino Unido, após o que foi substituída por Rishi Sunak.

Leia Também: Funcionários encontram vestígios de cocaína após festas de Liz Truss

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas