Não é segredo que as pessoas andam todas apressadas hoje em dia. Mas um supermercado neerlandês decidiu abrandar tudo. Com a solidão a tornar-se um dos principais problemas a afetar os idosos em todo o mundo, especialmente em ambientes urbanos, o Jumbo decidiu abrir uma caixa de pagamento - a Kletskassa - que tem como intuito permitir que quem queira possa conversar e demorar o seu tempo.
O projeto piloto já tinha sido lançado em 2019, na cidade de Vlijmen, na província de North Brabant, como parte de uma iniciativa do governo contra a solidão. A resposta foi tão positiva que o supermercado decidiu fazer planos para abrir mais 200 em todo o país. Abriram ainda uma zona do estabelecimento onde os habitantes locais podem reunir-se, conversar e beber uma chávena de café.
“Muitas pessoas, principalmente os idosos, podem sentir-se solitárias. Como empresa familiar e rede de supermercados, temos um papel central na sociedade. As nossas lojas são um ponto de encontro e isso significa que podemos fazer algo. A Kletskassa é apenas uma das coisas que podemos fazer", explicou a CCO do Jumbo, Colette Cloosterman-Van Eerd, em comunicado. "É um gesto pequeno, mas valioso, principalmente num mundo cada vez mais digital e rápido", acrescentou.
De acordo com a Statistics Netherlands, nos Países Baixos existem cerca de 1,3 milhões de pessoas com mais de 75 anos e 33% dizem sentir-se moderadamente solitários.
Leia Também: Lidl abre nova loja em Valongo (e cria 15 postos de trabalho)