O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reagiu, esta quarta-feira, à queda de um helicóptero em Brovary, nos arredores de Kyiv, que descreveu como “uma terrível tragédia”.
Numa publicação na plataforma Telegram, o chefe de Estado lamentou a morte do ministro do Interior, Denys Monastyrskyi, do vice-ministro, Yevgeny Yenin, e do secretário de Estado, Yuriy Lubkovich, “verdadeiros patriotas da Ucrânia”.
Zelensky afirmou ainda que três crianças morreram, após a hélice do helicóptero cair num jardim de infância.
Os Serviços de Segurança da Ucrânia e a Polícia Nacional foram “autorizados a investigar todas as circunstâncias do ocorrido”.
Também o conselheiro presidencial Mykhailo Podolyak falou sobre uma “tragédia inegável”, que matou o ministro do Interior, a liderança do ministério e crianças.
“Denys e os seus colegas desempenharam um grande papel na garantia da defesa da Ucrânia”, destacou.
Podolyak referiu ainda que a investigação ao acidente já começou e “todas as versões serão verificadas”.
Undeniable tragedy. The helicopter crash killed Interior Minister Denys Monastyrskyi, MIA leadership, children. Denys & his colleagues played a big role in ensuring 🇺🇦 defense. Investigation began. All versions will be checked. Sincere condolences to the families of the victims
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) January 18, 2023
O ministro do Interior da Ucrânia, Denis Monastyrsky, é uma das vítimas mortais da queda de um helicóptero perto de um infantário, nos arredores de Kyiv. A informação foi avançada pela Polícia Nacional ucraniana.
Segundo o governador de Kyiv, Oleksiy Kuleba, até às 10h30 locais [8h30 em Lisboa], contabilizaram-se 18 vítimas mortais, entre as quais três crianças. Há ainda 29 feridos, incluindo 15 crianças.
Leia Também: "Grande amigo da UE". Charles Michel lamenta morte de ministro ucraniano