Segundo avançaram fontes diplomáticas à agência Reuters, os estados-membros da União Europeia (UE) estão a preparar um décimo pacote de sanções à Rússia, relacionado com a invasão da Ucrânia. Prevê-se, avança a agência Reuters, que este plano seja aplicado em fevereiro, altura em que se celebrará o primeiro aniversário do início desta invasão, a 24 de fevereiro de 2022.
Estas mesmas fontes não discutiram a quem se vai dirigir este pacote de sanções, ou a que instituições, não sendo esperada nenhuma decisão resultante da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros que vai ocorrer segunda-feira. Poderá, sim, ser uma plataforma para impulsionar essa discussão.
Segundo avança a Reuters, as autoridades da UE querem ver também aprovado pelos ministros um sétimo pacote de apoios militares à Ucrânia, no valor de 500 milhões de euros.
Antes, no entanto, os 27 enviados nacionais à UE vão discutir neste fim de semana uma revisão iminente do teto de preços para o petróleo russo, com a Polónia e a Lituânia a pedir a sua redução.
Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da ONU. A entidade confirmou ainda que já morreram, pelo menos, 7.031 civis, tendo 11.327 ficado feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.
[Notícia atualizada às 19h52]
Leia Também: Presidente da Cruz Vermelha reuniu com Lavrov e outros governantes russos