Um jovem, com cerca de 15 anos, foi resgatado, no passado dia 16 de janeiro, do interior de um contentor vazio no porto de Klang, na Malásia. O caso, já de si preocupante, toma contornos ainda mais graves, uma vez que o menino terá entrado no módulo no porto de Chattogram, no Bangladesh - quatro dias e 3 mil quilómetros antes.
Conta o The Daily Star que o menor viajou no MV Integra, num contentor que apenas o levava a ele - sem água ou alimentação. Quando a embarcação atracou e esperava na doca para ser descarregada, os trabalhadores terão ouvido sons violentos para chamada de atenção do interior de um deles.
Depois de procurarem em seis contentores, a tripulação conseguiu identificar aquela em que o barulho estava a ser emitido. O menino foi resgatado e foi encaminhado para um hospital local - fraco e desnutrido - à guarda das autoridades malaias.
A história da criança - identificada apenas como 'Fahim', dias depois do salvamento - tornou-se viral nas redes sociais, tendo sido publicados diversos vídeos do momento do resgate. Devido ao insólito do caso, o governo da Malásia veio a público fazer uma declaração, onde o ministro do Interior afastou qualquer possibilidade de se tratar de um caso de tráfico humano.
A justificação para como tudo aconteceu é ainda mais insólita que a própria situação. Ao que as primeiras informações avançam, o menino estaria a brincar, provavelmente às escondidas, com os amigos, na sua terra natal, tendo decidido que era boa ideia entrar no contentor.
Ter-se-á deixado dormir, levando a este desfecho.
Veja, acima, um dos vídeos do resgate de 'Fahim'.
Leia Também: Oito crianças morreram no Gana após o barco em que viajavam virar