Ucrânia. Kyiv reconhece situação militar "complicada" a norte de Bakhmut

A Presidência ucraniana reconheceu hoje que a situação militar é "complicada" para as suas forças a norte da cidade de Bakhmut, um dia após os mercenários Wagner, que combatem juntamente com forças de Moscovo, reivindicarem a tomada de localidade próxima.

Notícia

© Reuters

Lusa
13/02/2023 13:34 ‧ 13/02/2023 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"A situação perto de Soledar é complicada: a aldeia de Paraskoviivka está a enfrentar bombardeamentos e ataques pesados", informou a Presidência no seu relatório diário.

Soledar, uma localidade da disputada região do Donbass tomada pelos russos em janeiro, está localizada a norte de Bakhmut, tendo sido palco de batalhas que provocaram pesadas perdas para ambos os lados.

No domingo, o grupo mercenário russo Wagner reivindicou a captura de Paraskoviivka, nas imediações da de Krasna Gora.

No seu relatório diário, o Estado-Maior ucraniano disse que as tropas russas bombardearam 16 localidades perto de Bakhmut durante o dia de domingo, com recurso a tanques, morteiros e artilharia.

Um oficial da ocupação russa no leste da Ucrânia, o líder separatista Denis Pushilin, tinha dito na sexta-feira que as tropas de Moscovo têm neste momento sob o seu controlo três das quatro rotas de abastecimento da Ucrânia para Bakhmut.

A Presidência ucraniana também relatou uma situação "tensa" perto de Vugledar, mais a sul, onde as tropas russas continuam a realizar ataques.

"Os russos continuam a bombardear constantemente as comunidades vizinhas", disse hoje a Presidência ucraniana.

Leia Também: Rússia ataca a poucos metros de jornalistas em Bakhmut. Vídeo mostra fuga

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas