A Alemanha está "um pouco atrasada" na entrega de tanques de guerra para a Ucrânia, afirmou, esta quarta-feira, o vice-chanceler do país, Robert Habeck.
Os tanques Leopard 1 e Leopard 2 de fabricação alemã foram enviados para reforçar as forças da Ucrânia após meses de apelos deste tipo de veículos vindos de Kyiv.
O vice-chanceler alemão afirmou que vão chegar "um pouco tarde demais", à medida que aumenta a pressão sobre uma nova ofensiva russa já esperada.
"Com a decisão de enviar os tanques, estamos a fazer o que podemos. Um pouco tarde demais, mas todos esperam uma terrível ofensiva russa e o tempo urge", afirmou Habeck, em entrevista ao jornal alemão Die Zeit.
O responsável acrescentou ainda que a questão do envio de caças à Ucrânia não vai ser debatida. Esse é um tema 'quente' numa reunião de ministros da Defesa da NATO, em Bruxelas.
Recorde-se que a ministra da Defesa, Helena Carreiras, anunciou que, esta quarta-feira, vai realizar-se uma reunião mais alargada com o propósito de aumentar o "esforço de guerra", incluindo doações de veículos de combate de última geração à Ucrânia. Portugal prevê enviar três Leopard 2 até ao final de março.
Leia Também: Oito países garantiram envio de tanques Leopard. Portugal é um deles