Noruega e Suécia desembolsam mais 33 milhões para programa em Moçambique

Os governos da Suécia e Noruega vão desembolsar um total de 33,5 milhões de dólares (33,3 milhões de euros) para a segunda fase do programa do executivo moçambicano "Energia para Todos", indica um comunicado conjunto hoje divulgado.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
16/02/2023 20:18 ‧ 16/02/2023 por Lusa

Mundo

Moçambique

"Nesta segunda fase, serão efetuadas 400 mil novas ligações através da Rede Elétrica Nacional ['on grid'] e outras 90 mil por via de sistemas isolados ['off grid'], dando acesso à energia sustentável a um total de 2,2 milhões de pessoas", indica a nota.

O valor será desembolsado à luz de um acordo assinado hoje com Banco Mundial, que tem apoiado o programa governamental lançado em 2018, com o objetivo de intensificar o acesso a energia em Moçambique.

"Para esta fase, a Noruega e a Suécia contribuirão com 17,5 milhões de dólares [16,3 milhões de euros] e 16 milhões de dólares [16,5 milhões de euros], respetivamente. Este financiamento soma-se aos montantes disponibilizados na Fase I, elevando o financiamento total dos dois países nórdicos ao programa 'Energia Para Todos' para cerca de 65 milhões de dólares [60,7 milhões de euros]", refere-se no documento.

Os acordos para o novo financiamento foram assinados em Maputo pelos embaixadores da Noruega, Haakon Gram-Johannessen, e da Suécia, Mette Sunnergren, na presença do ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Carlos Zacarias.

Dados da empresa pública Eletricidade de Moçambique (EDM) indicam que, desde o seu lançamento em 2018, o programa realizou pouco mais um milhão de novas ligações.

Até 2024, o Governo moçambicano pretende atingir dois milhões de novas ligações, elevando de 34% para 64% a população (de cerca de 30 milhões de habitantes) com energia em casa.

Leia Também: Província de Maputo ordena encerramento de 90 escolas devido a inundações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas