Fez-se história na Coreia do Sul no que aos direitos dos casais homossexuais diz respeito. Pela primeira vez, um tribunal do país reconheceu-os num caso de um casal de homens - que deu o nó em 2019 -, apesar de o casamento entre pessoas do mesmo sexo não ser reconhecido no país.
Naquela é uma "decisão histórica", como assinala a BBC, um Tribunal Superior de Seul decidiu que uma seguradora de saúde do governo devia cobertura ao cônjuge de um cliente - depois de a empresa o ter retirado ao descobrir que o casal era gay.
O caso segue agora para o Supremo Tribunal, onde a decisão poderá ser revertida, mas os ativistas pelos direitos LGBT já assinalam esta decisão como um 'passo em frente' na história da Coreia do Sul.
Ao canal, So Seong-wook, um dos membros do casal, congratulou o Tribunal por ver "o princípio da igualdade como um assunto importante". "Acho que tem um grande significado para as pessoas LGBTQ que estiveram numa situação discriminatória, para aqueles que os apoiam e para todos aqueles que são discriminados", considerou ainda.
O caso ocorreu em 2021. A seguradora começou por dar cobertura de saúde ao trabalhador e ao seu marido mas, ao aperceber-se que se tratava de um casal do mesmo sexo, retirou-a, justificando que tal tinha sido um erro.
Leia Também: Quem é Ju Ae? Tudo o que se sabe sobre a filha 'estrela' de Kim Jong-un