O antigo embaixador da Ucrânia na Áustria, Olexander Scherba, criticou duramente o presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamando-o mesmo de mentiroso, na sequência do discurso do chefe de Estado russo em Moscovo, esta terça-feira.
"Putin de novo, com o seu habitual conjunto de queixas. A maior delas: o Ocidente e a Ucrânia estavam prontos para uma guerra com a Rússia", começou por escrever, numa publicação que foi divulgada na rede social Twitter.
"Como se não houvesse um ultimato russo", acrescentou, referindo-se ainda às viagens de líderes como Macron e Scholz a Moscovo, em 2021, a "implorar" para que a Rússia não invadisse a Ucrânia.
"Que mentiroso", atirou.
Putin at it again, with his usual set of grievances. The biggest one: West & Ukraine were ready for a war with RU. As if there was no 🇷🇺 ultimatum. As if Macron, Scholz & Co didn’t spend 2021 traveling to Moscow, begging 🇷🇺 not to do it.
— olexander scherba🇺🇦 (@olex_scherba) February 21, 2023
What a liar.#StandWithUkraine #putinrede
Sublinhe-se que o discurso, primeiro sobre o Estado da Nação feito por Putin em quase dois anos, acontece três dias antes de ser assinalado o primeiro aniversário da ofensiva militar russa na Ucrânia, que teve início na madrugada de 24 de fevereiro de 2022.
O presidente russo acusou o Ocidente de querer impor à Rússia uma "derrota estratégica" na Ucrânia e acabar com o país "de uma vez por todas" e repetiu a sua tese de que o Ocidente apoia as forças neonazis na Ucrânia para consolidar uma luta anti-Estado russo.
Leia Também: "Putin demonstrou publicamente a sua irrelevância e confusão"