A droga foi encontrada no início da manhã de hoje num dos contentores a bordo de um navio, segundo disse o SARS em comunicado.
"A cocaína pura, estimada em 1,3 mil milhões de rands foi detetada após uma operação de inteligência durante uma semana liderada pela SARS National Targeting Unit", sublinhou a Autoridade Tributária sul-africana.
"A carga ilícita juntamente com o que aparenta ser equipamento de localização celular foram entregues à Polícia Sul-Africana (SAPS) para investigação", salientou.
Por seu lado, a polícia sul-africana, que precisou a quantidade de droga em 380 quilos, adiantou também em comunicado que "uma equipa multidisciplinar liderada pela unidade de Investigações de Crime Organizado (OCI) da SAPS atuou com base em informações de inteligência de que uma embarcação chegava ao país vinda da América do Sul, na quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023".
"Juntamente com funcionários da alfândega do South African Revenue Service (SARS) e os cães [pisteiros da unidade] K9, as equipas identificaram o contentor esta manhã, com 12 sacos de cocaína", explicou a polícia sul-africana.
Leia Também: 'Rapper' AKA morto a tiro à saída de um restaurante na África do Sul