"Bielorrússia apoia totalmente a iniciativa de Pequim", diz Lukashenko

O presidente da Bielorrússia, Alexandre Lukashenko, aliado de Moscovo em visita a Pequim, afirmou, esta quarta-feira, que apoia plenamente as propostas da República Popular da China sobre o conflito na Ucrânia.

Notícia

© Reuters

Lusa
01/03/2023 11:34 ‧ 01/03/2023 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"A Bielorrússia apoia ativamente as propostas para a paz e apoia totalmente a iniciativa (de Pequim)) para a segurança internacional", disse Lukashenko, citado pelo serviço de imprensa da presidência bielorrussa.

A posição de Lukashenko terá sido transmitida ao líder chinês Xi Jinping, segundo a nota difundida pelos serviços da Presidência de Minsk.

"O encontro de hoje decorre num período muito difícil e que necessita de novas iniciativas, pouco habituais, e de decisões políticas responsáveis que devem evitar uma confrontação, a nível mundial, em que ninguém ganha", acrescentou o chefe de Estado da Bielorrússia. 

Na sexta-feira passada, Pequim divulgou um documento com doze pontos em que apela, sobretudo a Moscovo e a Kiev, para realizarem conversações de paz. 

A República Popular da China procura destacar-se como "mediadora" no conflito mas, para os países ocidentais a posição de aliado da Rússia desqualifica a proposta.  

A Bielorrússia, país vizinho da Ucrânia, é um ator de primeiro plano no conflito.

O país não enviou forças de combate para a Ucrânia, mas o território bielorrusso serve de base para as forças de Moscovo. 

Leia Também: Ppresidente da Bielorrússia visita China esta terça-feira

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas