Uma mulher britânica, de 38 anos de idade, assume-se como uma verdadeira 'Bela Adormecida' graças a uma doença rara que faz com que durma cerca de 22 horas por dia, reporta a imprensa britânica. Joanna Cox diz, inclusive, ter dormido por quatro dias consecutivos sem acordar.
A mulher foi diagnosticada com hipersónia idiopática, após anos de sono excessivo e de luta para conseguir manter-se acordada durante o dia.
A rara condição deixa os doentes com sonolência extrema durante o dia - resultando, frequentemente, num esforço enorme para conseguir acordar e "com nevoeiro mental".
O distúrbio implica que Joanna nunca se sinta descansada, significando que dormirá, frequentemente, entre 18 a 22 horas diariamente.
Antes do seu diagnóstico, Joanna veio a adormecer em lugares pouco habituais e perigosos até - como numa discoteca e ao volante de um carro. Mãe de duas filhas, até adormeceu antes de apanhar um voo, impedindo-a de ir de férias para Espanha com as suas filhas Caitlin, de 20 anos, e Isabelle, de 18.
A mulher sobrevive com batidos de proteínas e refeições prontas, porque são "rápidos" de consumir - antes de adormecer novamente.
Joanna também sofre de "alucinações vívidas" quando tenta permanecer acordada e tem uma visão recorrente de "centenas de aranhas a rastejar" por toda a cama.
Chegou a ter ido parar ao hospital, com baixo nível de açúcar no sangue, após ter passado quatro dias a dormir, sem acordar para comer qualquer alimento.
Joanna não sabe o que provocou a sua condição, que lhe foi diagnosticada em outubro de 2021, e está desesperada por encontrar um médico que a possa ajudar a gerir os seus sintomas.
Atualmente desempregada, explicou: "A doença está a arruinar honestamente a minha vida - sou como uma 'Bela Adormecida' da vida real".
Leia Também: Aposte em sestas ao fim de semana. As segundas-feiras serão bem melhores