Um criador de conteúdo de viagens na plataforma TikTok está a ser fortemente criticado após partilhar uma dica sobre como viajar com maior conforto, sem gastar mais dinheiro. Chama-lhe "a primeira classe dos pobres", mas tem gerado muita controvérsia, com alguns utilizadores a chamar-lhe "egoísta".
O 'TikToker', que publica sob o nome de utilizador @ndainternet, explica a 'técnica': Antes do voo, reserva três lugares na mesma fila, assegurando-se que, pelo menos, dois deles são 100% reembolsáveis. Depois, 45 minutos antes do voo, cancela os dois lugares reembolsáveis, recebe o dinheiro de volta na íntegra, e fica com a fila inteira para si próprio.
O jovem adianta que "90% das vezes" a companhia aérea não preenche os assentos, o que significa que fica com toda essa fila para ele. "Não há problema, apenas certifiquem-se de que os dois bilhetes adicionais sejam totalmente reembolsáveis", diz o 'guru' das viagens na publicação.
@ndainternet How to get a “Poor man’s First Class” ️ If you’re flying and can’t afford the first class or business class, you can Save Money when booking airline tickets! #airline #ticket #personalfinance #savemoney #firstclass original sound - NDA
O vídeo 'viralizou' e conquistou logo mais de 90 mil visualizações, acompanhadas de vários comentários a criticar a prática. "Essa é uma jogada de parvalhão", "egoísta" e "cruel" são algumas das críticas dos outros utilizadores.
Muitos, no entanto, questionaram-se sobre a validade desta 'dica', afirmando que a existência de bilhetes 100% reembolsáveis não é comum. "Por essa lógica, poderia reservar o avião inteiro, depois 45 minutos antes cancelar tudo, e ficava com o avião só para mim?", questionava um.
Leia Também: Tráfego aéreo mundial recupera para 84,2% dos níveis pré-pandemia