Kyiv transfere tropas de Zaporíjia para Bakhmut, segundo pró-russos

O exército da Ucrânia está a transferir parte das suas tropas da região ucraniana de Zaporijia para Bakhmut, onde decorrem atualmente os combates mais intensos, indicou hoje o líder do movimento Juntos Com a Rússia (pró-russo), Vladimir Rogov.

Notícia

© Narciso Contreras/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
11/03/2023 08:45 ‧ 11/03/2023 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"Temos observado a transferência de unidades do exército ucraniano da frente [de combate] de Zaporijia para Artiomovsk [nome russo de Bakhmut]", declarou Rogov, citado pela agência noticiosa oficial russa TASS.

"Apesar disso, o número de militares do exército ucraniano na frente de Zaporijia não tem diminuído. Estamos a conseguir perceber que existe uma transferência de unidades mobilizadas, unidades rotativas com soldados treinados no Ocidente", acrescentou.

Segundo Rogov, na região de Zaporijia, anexada em setembro de 2022 pela Rússia, estão concentrados cerca de 70.000 soldados do exército ucraniano.

Na sexta-feira, o fundador do exército privado russo Wagner, Yevgueni Prigozhin, afirmou que as tropas ucranianas estão a preparar uma contraofensiva em Bakhmut.

A Rússia quer dominar toda a cidade, onde restam menos de 4.000 pessoas, antes que a Ucrânia lance a contraofensiva na primavera, ataque que pode começar dentro de dois meses se a Ucrânia receber a tempo mais munições e mísseis de longo alcance do Ocidente, o disse o ministro assessor da Presidência ucraniana, Mykhailo Podolyak, ao jornal italiano La Stampa.

As tropas ucranianas estão cercadas pelo leste, norte e sul, embora os mercenários do Grupo Wagner ainda não tenham chegado ao centro de Bakhmut, para o qual teriam que cruzar o rio homónimo, através da parte oriental.

Leia Também: Wagner em dificuldades devido a "zona de matança" ucraniana em Bakhmut

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas