Uma mulher de 33 anos foi encontrada morta na cidade de Alcobendas, no município de Madrid, na madrugada do passado dia 3 de março. O ex-namorado da vítima foi detido.
A vítima, de origem equatoriana, foi agredida violentamente na via pública, tendo sofrido um traumatismo craniano grave. Foi encaminhada de urgência para o hospital em estado crítico, onde permaneceu em coma até acabar por morrer.
O caso só foi divulgado esta segunda-feira quando a Delegação do Governo contra a Violência de Género informou que está a recolher dados sobre o alegado homicídio sexista.
Após o ocorrido, a Polícia Nacional deteve o ex-namorado da vítima, também de origem equatoriana, como o principal suspeito do crime.
️ Estamos recabando datos del asesinato por presunta #ViolenciaDeGénero de una mujer de 33 años en Madrid.
— Delegación del Gob. contra la Violencia de Género (@DelGobVG) March 13, 2023
De confirmarse, el número de mujeres asesinadas por violencia de género ascendería a 11 en 2023 y a 1.193 desde 2003.#NiUnaMenos #NosQueremosVivas
Após ser presente a juiz, o homem ficou em liberdade. A investigação do processo ainda está em fase de investigação para apurar todos os factos.
Se se confirmar que se tratou de um crime de violência de género, já são 11 as mulheres que morreram este ano às mãos dos companheiros ou ex-companheiros em Espanha.
Leia Também: Guimarães. Reincidente de violência doméstica condenado a prisão efetiva