Seis pinguins de idade avançada receberam lentes intra-oculares personalizadas, ao serem submetidos a uma cirurgia para remover cataratas, um "marco histórico para a medicina veterinária", em Singapura.
Três pinguins-imperadores de 20 anos e três pinguins-de-humboldt, com idades entre os sete e os 13 anos, foram operados há dois meses, e já recuperaram, segundo contaram os veterinários do Mandai Wildlife Group à CNN.
De acordo com a veterinária Ellen Rasidi, a equipa reparou "na sua visão turva e na forma como se moviam, como se tivessem dificuldade em ver o que estava à sua frente", decidindo, por isso, avançar com o procedimento, que é considerado um "marco histórico para a medicina veterinária".
O processo demorou cerca de dois meses, uma vez que cada lente foi criada à medida para cada animal, na Alemanha, detalhou a veterinária Gladys Boo, ao mesmo meio.
"Enquanto espécie de grande porte, os pinguins-imperadores têm olhos grandes e estáveis o suficiente para manter as lentes personalizadas no lugar, por isso optámos por este procedimento, para melhorar ainda mais a sua visão, além de remover a catarata", disse.
Contudo, não deixou de ser uma cirurgia delicada, particularmente devido à terceira pálpebra destes animais, que protege os seus olhos debaixo de água, e que tem tendência a fechar durante tipo de procedimentos.
Os seis animais tiveram, inicialmente, de permanecer fora de água, e de ser administrados gotas oftalmológicas duas vezes por dia. Agora, os veterinários reportaram um aumento da atividade dos pinguins, que se mostram mais responsivos.
Leia Também: Singapura. Homem processa duas vezes mulher que rejeitou pedido de namoro