Sanções? "Existem desafios, mas também grandes oportunidades"

Chefe de Estado russo admite "desafios", mas destaca "oportunidades" para a economia do país.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
20/03/2023 15:17 ‧ 20/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, falou, esta segunda-feira, sobre as sanções de que a Rússia tem sido alvo no âmbito da invasão à Ucrânia, defendendo que as suas consequências também trazem "grandes oportunidades".

Esta declaração do chefe de Estado da Rússia foi feita durante uma reunião do conselho do Ministério do Interior da Rússia.

"O nosso negócio, a nossa economia estão a enfrentar muitas tarefas, incluindo a chamada substituição de importações, mas já num sentido bastante amplo da palavra. Estamos a lidar com isso todos os dias. Sabemos que temos que produzir por conta própria o que poderia ser comprado recentemente", notou Putin, segundo cita a agência estatal russa TASS.

"Existem desafios, mas também grandes oportunidades para a economia", acrescentou, referindo ainda que a taxa de desemprego na Rússia caiu para um recorde de 3,6%.

Recorde-se que, desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, a comunidade internacional - que tem condenado duramente a invasão - respondeu com envio de armamento para Kyiv e imposição de sanções políticas e económicas à Rússia.

Numa altura em que Xi Jinping, presidente da China, se encontra em Moscovo, o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) já havia antecipado que  "provavelmente" serão discutidos "esquemas de evasão de sanções" com Putin.

Anteriormente, o ISW já tinha avançado, também, que o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, e Xi haviam assinado um pacote de 16 acordos a 1 de março que poderiam facilitar a evasão às sanções russas através da canalização de produtos chineses pela Bielorrússia.

Leia Também: Rússia abre inquérito a procurador-geral do TPI (e outros 3 responsáveis)

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas