Um pescador encontrou uma máquina fotográfica num rio do estado norte-americano do Colorado e conseguiu recuperar as fotografias, descobrindo assim que a câmara tinha estado debaixo de água 13 anos.
Spencer Greiner contou que viu a máquina no fundo do rio Animas, numa zona de água rasa, enquanto pescava.
"Estava a andar e vi-a a sair da areia", contou a um meio de comunicação local, acrescentando que estava "em mau estado", por isso não tinha "grande esperança de conseguir retirar-lhe alguma coisa". O homem estava mesmo a pensar deitá-la fora e foi quando a curiosidade o assolou: "Tive de ver o que é que lá estava".
Quando abriu o compartimento do cartão de memória, diz que saiu alguma água e que pensou que dificilmente iria funcionar. Mas quando o ligou ao computador, teve uma surpresa e a pasta com ficheiros apareceu. "Pensei, fixe, vamos lá ver que espécie de tesouros vamos encontrar aqui", recordou.
Descobriu que a máquina estava repleta de fotografias de uma despedida de solteira, um casamento e uma viagem de 'tubing' (uma atividade que consiste em descer o rio num barco ou boia insuflável).
Spencer partilhou algumas das imagens que conseguiu resgatar num grupo de Facebook da zona e alguns dos membros começaram a reconhecer-se.
© Reprodução/ Facebook
Até encontrar a dona da máquina foi um instante. Pertencia a Coral Amayi, que a tinha perdido durante a viagem de 'tubing' em 2010.
Spencer e Coral conseguiram determinar que a máquina tinha percorrido quase 2 quilómetros pelo rio abaixo durante os 13 anos submersa.
Leia Também: "É muito grande". Descoberta nova espécie de aranha-alçapão na Austrália