O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez vai discutir a guerra na Ucrânia com o líder chinês Xi Jinping durante a visita de Estado à China na próxima semana, a 30 e 31 de março.
"Também falaremos sobre a Ucrânia, onde o mais importante é poder garantir a paz estável e duradoura", referiu Sánchez, citado pela Reuters.
Em declarações em Bruxelas, onde participou na Cimeira dos 27 membros da União Europeia, o primeiro-ministro espanhol referiu ser "importante saber em primeira mão a sua posição [da China] sobre a paz na Ucrânia e dizer-lhe também que os próprios ucranianos estabelecerão as condições para o início desta paz".
De acordo com um membro sénior da equipa do governante espanhol, citado pela CNN Internacional, a visita de Sánchez à China foi comunicada ao governo dos Estados Unidos. Já o ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse que não tinha mais informações a dar sobre o assunto.
Xi acaba de concluir uma viagem de três dias a Moscovo, onde descreveu a posição da China sobre o conflito como "imparcial". No mês passado, Pequim apresentou um plano de paz de 12 pontos e pediu um cessar-fogo abrangente.
Espanha está entre os vários aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) que concordou em enviar tanques Leopard para a Ucrânia e treinou 800 tropas ucranianas no país desde o início da guerra.
Sánchez visitou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em Kyiv, no mês passado, para assinalar o primeiro ano da invasão da Rússia.
Leia Também: Guterres em Bruxelas para "partilhar visões" sobre a guerra com UE