Meteorologia

  • 08 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

"Primeira atriz" sudanesa morreu aos 80 anos devido aos confrontos

Considerada "a primeira atriz do Sudão", Asia Abdelmajid, de 80 anos, morreu hoje devido a ferimentos causados por estilhaços de um projétil que atingiu a sua casa, durante confrontos entre o exército e os paramilitares, disse o filho.

"Primeira atriz" sudanesa morreu aos 80 anos devido aos confrontos
Notícias ao Minuto

17:50 - 04/05/23 por Lusa

Mundo Asia Abdelmajid

Taj Al Din al-Fitury relatou que a sua mãe "sofreu ferimentos na terça-feira quando estilhaços de um projétil caíram no seu quarto" em Cartum Norte, uma cidade próxima à capital, onde se verificam os combates mais violentos.

O filho, citado pela agência de notícias EFE, disse que a antiga atriz foi levada para um hospital perto da sua casa, mas perdeu a vida "porque sofreu um ferimento na cabeça que causou uma hemorragia interna".

Acrescentou que a famosa atriz e viúva do poeta Mohamed al-Fitury, foi enterrada numa fundação educativa que criou e à qual se dedicou depois de ter deixado de representar.

"Estou triste com a morte da minha mãe. Falámos uma hora antes de os estilhaços atingirem a casa dela", lamentou Al-Fitury, que soube do incidente através de um vizinho de Abdelmajid.

"Ela era como uma amiga, como uma mãe e um pai ao mesmo tempo, depois da morte do meu pai. Ela cuidava das pessoas pobres", disse o filho.

Asia Abdelmajid, nascida em 1943, foi uma pioneira do teatro sudanês e sempre foi considerada na imprensa como "a primeira atriz do Sudão", porque foi a primeira, segundo os registos, a subir ao palco de um teatro.

Abdelmajid nasceu no bairro de Al Omda, na cidade de Um Durman, no seio de uma família de artistas. Entrou para a faculdade de educação de Um Durman e trabalhou como professora depois de se formar em 1962.

Sempre interessada em arte, especialmente em teatro, foi para o Egito em 1968 para estudar na Academia de Artes Performativas do Cairo, onde se formou em 1972.

Fundou o primeiro grupo de artes populares no Sudão em 1965 e participou em vários festivais dentro e fora do país africano.

A morte de Abdelmajid é a primeira de uma figura popular no contexto do conflito no Sudão, que opõe, desde 15 de abril, as Forças Armadas e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), e que já causou pelo menos 550 mortos, segundo a última estimativa do Ministério da Saúde sudanês.

Leia Também: OIM diz que pelo menos mil pessoas fogem do Sudão todos os dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório