O principal conselheiro presidencial Mykhaylo Podolyak teceu, esta segunda-feira, algumas considerações sobre o Dia da Vitória, que assinala a derrota nazi na II Guerra Mundial.
"8 de Maio. Um dia de evocação para as vítimas do regime nazi. Um dia para fazer o luto dos heróis que morreram a lutar. E o Dia da Vitória, que nos conta que não importa quão difícil seja, a escuridão perde sempre", começou por escrever o responsável ucraniano numa publicação partilhada no Twitter.
Utilizando as redes sociais para criticar, mais uma vez, o regime russo, Podolyak continua: "E qual é a diferença entre a Rússia e o mundo civilizado? Nós recordamos os nossos heróis. Lembramo-nos do preço que foi pago pela vitória sobre o nazismo", considerou.
"Percebemos isso como ninguém porque hoje vemos outra tentativa de reencarnar o nazismo (desta vez, russo). Uma tentativa de afogar o mundo no sangue de inocentes".
May 8. A day of remembrance of the victims of the Nazi regime. A day of mourning the heroes who died fighting. And the Victory Day, which tells us that no matter how hard it is, darkness always loses. What is the difference between Russia and the civilized world? We remember our…
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) May 8, 2023
O ucraniano apontou ainda que as tropas russas estão a "dançar em cima de cadáveres, a celebrar e a gritar 'Berlim, podemos fazer isto outra vez'".
"Para eles [regime russo] é outro dia de guerra. Um dia de dança. Um dia de celebração de assassinatos em massa. E parte da cultura de ódio", rematou.
O Dia da Vitória assinala-se a 9 de maio, apesar de a vitória ter sido consagrada na noite anterior. Já hoje, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que Kyiv iria deixar de comemorar a vitória sobre a Alemanha nazi e do fim da II Guerra Mundial a 9 de maio, rejeitando a tradição russa.
"Esta é a história do nosso povo, dos nossos aliados, do mundo livre. Hoje devolvemo-la ao nosso povo", afirmou o presidente ucraniano num discurso em vídeo no marco da celebração do fim da II Guerra Mundial (1939-1945).
Zelensky explicou que irá apresentar hoje ao parlamento ucraniano um projeto de lei que declara 8 de maio como 'Dia da memória e da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial' no país e um decreto que marca o dia 9 de maio como 'Dia da Europa', à semelhança dos países da União Europeia.
Leia Também: Segurança reforçada no Dia da Vitória na Rússia. Afinal, o que significa?