O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, chegou, esta segunda-feira, a Moscovo, onde vai participar nas comemorações russas do Dia da Vitória, amanhã, 9 de maio.
A informação foi confirmada, no Telegram, pelo canal governamental Pul Pervogo, que indicou que Lukashenko "está em Moscovo em visita de trabalho".
Já a agência estatal russa TASS escreve que o chefe de Estado bielorrusso vai participar nas comemorações do Dia da Vitória.
Sublinhe-se que o Dia da Vitória comemora a vitória europeia dos Aliados sobre o regime da Alemanha nazi, no final da Segunda Guerra Mundial, a 8 de maio 1945.
Nos países sob influência da antiga União Soviética, a partir de 1967, o Dia da Vitória começou a ser comemorado a 9 de maio, referindo-se ao dia da capitulação das forças nazis perante as tropas soviéticas, e passou a ser considerado um dia feriado.
Na maior parte dos países europeus ocidentais, continuou a celebrar-se o Dia da Vitória a 8 de maio.
Os 'media' russos estão a noticiar que as cerimónias terão um leque de convidados internacionais muito reduzido, tal como aconteceu no ano passado, com o Kremlin a voltar a justificar a decisão com o facto de não se tratar de uma "data redonda".
Para já, estavam confirmadas apenas as presenças do presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, e do presidente do Tajiquistão, Emomali Rahomon.
Leia Também: Rússia proíbe 'jet skis' e transportes por aplicações no Dia da Vitória