Força regional mata 65 terroristas na zona do Lago Chade

Uma força regional antiterrorista que envolve soldados do Benim, Camarões, Chade, Níger e Nigéria matou mais de 60 terroristas no oeste do Chade, um dos bastiões do grupo Boko Haram, disse hoje à EFE um porta-voz do Exército chadiano.

Notícia

© Getty Images

Lusa
15/05/2023 14:15 ‧ 15/05/2023 por Lusa

Mundo

Chade

"As tropas da Força Mista Multinacional (FMM) (...) prepararam bem o ataque, o que nos permitiu matar 65 terroristas sem qualquer perda de vidas nas nossas fileiras", disse o porta-voz do Exército chadiano, general Azem Bermando.

Segundo Bermando, os confrontos ocorreram em torno do Lago Chade e duraram três horas.

Durante esta operação, os militares também recuperaram várias armas dos terroristas, incluindo armamento pesado, acrescentou a mesma fonte.

O FMM, fundado em 1994 e sediado em N'Djamena, a capital do Chade, tem como objetivo acabar com as ameaças do Boko Haram e de outros grupos terroristas que operam na região.

O Lago Chade, uma área de mais de 25.000 quilómetros quadrados de pântanos, água e dezenas de ilhas partilhadas pela Nigéria, Níger, Camarões e Chade, surgiu como um refúgio ideal para o grupo terrorista nigeriano Boko Haram e a sua ramificação, o Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP).

Os dois grupos pretendem impor um Estado de tipo islâmico na Nigéria, um país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

Leia Também: Confrontos no Chade terminam com a morte de 17 criminosos e seis soldados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas