Autoridades moçambicanas repatriam 15 imigrantes ilegais etíopes

As autoridades moçambicanas repatriaram 15 imigrantes ilegais etíopes, localizados numa mata no distrito de Zumbo, em Tete, centro de Moçambique, quando pretendiam atravessar um rio para chegar ao Zimbabué, disse hoje à Lusa fonte oficial. 

Notícia

© iStock

Lusa
18/05/2023 15:13 ‧ 18/05/2023 por Lusa

Mundo

Moçambique

"Eles foram encontrados por uma equipa de patrulha noturna na quinta-feira, abandonados na mata e sem nenhum documento", disse Amélia Direito, porta-voz do Serviço Nacional de Migração (Senami) em Tete. 

Os imigrantes ilegais, com idades entre 24 e 25 anos, vinham do Maláui depois de terem atravessado a Zâmbia e chegaram a Moçambique com a intenção de usar o rio Zambeze para ir até ao Zimbábue e finalmente chegar à África do Sul, o seu destino final, explicou Amélia Direito. 

Os homens terão chegado até às matas de Zumbo na companhia de um moçambicano, acrescentou a polícia, referindo que os 15 etíopes foram repatriados há dois dias.

"Uma parte do grupo de imigrantes diz que a pessoa que os acompanhava foi atrás de meios para os ajudar a atravessar o rio e outros dizem que ele fugiu, ao se aperceber da presença da polícia", disse a porta-voz. 

Mais de 400 imigrantes ilegais foram retidos em Tete, desde janeiro, entre os quais etíopes, malauianos, paquistaneses, congoleses e bengaleses.

Moçambique é sobretudo ponto de trânsito de imigrantes ilegais que tem como destino a África do Sul.

Leia Também: Dirigente eleitoral suspenso por crimes no recenseamento em Moçambique

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas