Liga Árabe diz que reintegração não obriga Estados-membros a reatar laços

O secretário-geral da Liga Árabe apontou hoje que o regresso da Síria à organização depois de mais de uma década de isolamento desde a eclosão da guerra em 2011, não obriga os seus Estados-membros a reatarem os laços com Damasco.

Notícia

© Foreign Ministry of Quwait / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
18/05/2023 15:13 ‧ 18/05/2023 por Lusa

Mundo

Síria

"O retorno da Síria [à Liga Árabe] não significa que o problema no país tenha sido resolvido. A Síria aceitou que o seu retorno à Liga faz parte da solução", afirmou Ahmed Abul Gheit num comunicado enviado à rede de televisão Al Arabiya.

Abul Gheit sublinhou que a decisão de restabelecer os laços diplomáticos com Damasco depende de cada país em concreto, reconhecendo que vários Estados da organização se propuseram a ajudar a alcançar o fim do conflito na Síria, que teve início em 2011.

O secretário-geral da Liga Árabe declarou que os recentes acontecimentos internacionais aceleraram o retorno de Damasco à Liga Árabe, destacando que o órgão não suspendeu as comunicações com a Síria nos últimos anos e ajudou a facilitar a entrega de ajuda médica ao país árabe.

As afirmações de Abul Gheit foram proferidas um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Faisal Mikdad, ter confirmado que o Presidente do país, Bashar al-Assad, chefiará a delegação síria na cimeira da Liga Árabe, que acontecerá na cidade saudita de Jedá, na sexta-feira.

A reincorporação da Síria à organização significa um novo passo na normalização das relações com o mundo árabe, apesar de Al-Assad até agora não ter demonstrado vontade de fazer uma mudança política no país no âmbito do processo de conversações com a oposição.

O Presidente sírio tem tentado, no entanto, aproximar-se de outras nações para obter apoio e, principalmente, financiamento para reativar a economia síria e iniciar a reconstrução.

Nesse contexto, tem usado os terremotos registados em fevereiro no sul da Turquia, que deixaram milhares de mortos no país árabe, como um motivo para exigir recursos e ajuda internacional.

A Liga Árabe reintegrou a Síria na organização em 07 de maio e, três dias depois, o Presidente sírio foi convidado pela Arábia Saudita para participar na cimeira em Jedá.

Leia Também: Bashar al-Assad liderará delegação síria na reunião da Liga Árabe

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas