O funeral da rainha Isabel II (incluindo outros eventos relacionados) custaram aos cofres públicos do Reino Unido cerca de 162 milhões de libras (aproximadamente 186 milhões de euros ao câmbio atual), reporta a BBC, que cita dados do departamento do Tesouro.
A maior parte dos custos foram suportados pelo Ministério do Interior (cerca de 85 milhões de euros) e pelo Ministério da Cultura, dos Media e do Desporto (66 milhões de euros).
Os custos estimados, publicados pelo Tesouro, dizem respeito ao funeral da rainha e a outros eventos conexos, incluindo ainda o valor do jazigo da monarca.
John Glen, secretário-geral do Tesouro, afirmou que a prioridade do governo na altura tinha sido garantir que "estes eventos decorressem sem problemas e com o nível adequado de dignidade, assegurando sempre a segurança do público".
A dimensão deste funeral de Estado (e os preparativos envolvidos) levaram ao que a polícia descreveu na altura como sendo "provavelmente a maior operação alguma vez lançada no Reino Unido".
Recorde-se que o funeral de Estado, realizado a 19 de setembro do ano passado, seguiu-se a um período de 10 dias de luto nacional. A rainha Isabel II morreu a 8 de setembro, aos 96 anos.
Ao longo desses dias, centenas de pessoas visitaram o Palácio de Westminster, onde se encontrava o corpo da monarca.
Leia Também: Fotógrafo da casa real revela um dos últimos retratos de Isabel II