Florida. Imigrantes chineses contra lei discriminatória na venda de casa

Um grupo de imigrantes chineses que vivem na Florida e uma empresa imobiliária apresentaram uma ação judicial conjunta contra um projeto de lei que consideram discriminatório por limitar a venda de casas a cidadãos de sete países.

Notícia

© Stephen Maturen/Getty Images

Lusa
23/05/2023 06:25 ‧ 23/05/2023 por Lusa

Mundo

EUA

Em comunicado divulgado segunda-feira, a União Americana para as Liberdades Civis (ACLU, na sigla inglesa) criticou a lei, já assinada pelo governador da Florida, Ron DeSantis, e que entra em vigor em 01 de julho.

A lei restringe a compra de imóveis por parte de cidadãos de China, Cuba, Venezuela, Síria, Irão, Rússia e Coreia do Norte junto de certas infraestruturas.

A lei SB 264, assinada em 08 de maio, proíbe a compra por cidadãos destes países melhor de comprar propriedade s a menos de 10 milhas (cerca de 16 quilómetros) de infraestruturas civis ou militares como aeroportos, portos ou centrais elétricas.

O governador do estado norte-americano justificou a lei como uma tentativa de reduzir a influência desses países nos EUA e na Florida.

Os cidadãos com estas nacionalidades e que já possuam terrenos ou propriedades abrangidos por esta lei poderão mantê-los, mas são obrigados a registá-los a partir de janeiro do próximo ano.

A ação judicial agora apresentada argumenta que a lei SB 264 irá alargar a discriminação contra as pessoas com ascendência asiática que pretendam comprar casa, violando a Constituição e a Lei da Habitação Justa.

Leia Também: Senador republicano Tim Scott apresenta candidatura à presidência dos EUA

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas