Jovem de 13 anos morre após 'desafio' que consiste em inalar químicos

Na Austrália, já morreram quatro jovens no âmbito deste desafio.

Notícia

© Reprodução The Project

Notícias ao Minuto
23/05/2023 10:20 ‧ 23/05/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Austrália

Esra Haynes, de 13 anos, morreu depois de inalar químicos perigosos de um desodorizante em lata, na Austrália. A jovem estudante do 8.º ano entrou em paragem cardiorrespiratória e sofreu danos cerebrais irreversíveis depois de ter decidido participar num desafio conhecido como chroming, durante uma estadia na casa de uns amigos, a 31 de março.

A menina foi transportada para o hospital e ligada a máquinas de suporte de vida, mas oito dias depois acabaria por morrer.

Os seus pais, Paul e Andrea, dizem que nunca imaginariam que a filha fosse fazer algo do género e que passar a noite com os amigos era uma prática habitual. No entanto, jamais imaginaram que uma dessas noites acabaria de forma trágica. Nos seus últimos dias de vida, Esra contou com a presença diária dos pais e dos três irmãos.

A família, de luto, tem partilhado a sua história na tentativa de alertar para o perigo deste desafio e impedir que outros possam cair na tentação de querer experimentar.

Esta adolescente, é a mais recente vítima mortal de uma série de jovens que morreram na Austrália por participarem neste desafio. Segundo o News.com.au, em 2019 um jovem morreu por inalar aerossóis; em 2021, outra jovem morreu em Queensland com danos cerebrais e em 2022 um rapaz morreu por cheirar desodorizante. Todas as vítimas tinham 16 anos.

Na sequência destas tragédias, muitos supermercados começaram a colocar os desodorizantes em spray em locais fechados, uma vez que se registou um aumento de furtos deste produto. Também as autoridades intensificaram as suas ações de aconselhamento junto dos mais novos para os alertar para os riscos destes desafios.

Leia Também: Tentou criar moda de invadir casas no TikTok e foi banido da rede social

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas