Senegal. Retomado julgamento por violação do candidato da oposição
O processo de violação contra Ousmane Sonko, figura da oposição senegalesa e candidato declarado às eleições presidenciais de 2024, foi hoje retomado, na sua ausência, no tribunal de Dacar, com uma forte proteção policial por receio de distúrbios.
© Getty
Mundo Senegal
Sonko, presidente do partido Pastef - Os Patriotas e terceiro candidato mais votado nas eleições presidenciais de 2019, vai ser julgado por um tribunal penal por violação e ameaças de morte contra uma empregada de um salão de beleza da capital.
O seu julgamento teve início em 16 de maio, também na sua ausência, num contexto de confrontos em Ziguinchor (sul), em Dacar e na sua região, mas foi adiado para esta semana.
O caso mantém o Senegal em suspenso há mais de dois anos. A comparência de Sonko perante a justiça, neste caso e num outro de difamação, têm originado incidentes e confrontos.
Sonko, de 48 anos, admitiu ter ido receber uma massagem para aliviar uma dor crónica nas costas, mas sempre negou as acusações nos casos de alegada violação e difamação e afirmou que o Governo está a conspirar para o manter fora das eleições presidenciais.
Temendo pela sua segurança, anunciou que deixaria de responder às convocatórias do tribunal sem uma garantia do Estado para a sua integridade física. O Estado não deu qualquer sinal de ter cedido a esta exigência.
Presume-se que Sonko se encontra em Ziguinchor, a cidade de que é presidente da câmara e para onde se retirou há vários dias, a centenas de quilómetros de Dacar.
Os seus apoiantes mantêm uma guarda apertada à volta da sua casa para evitar qualquer tentativa de o prender e de o obrigar a comparecer em tribunal.
Não foram registados distúrbios significativos na manhã de hoje.
Leia Também: Senegal fecha escolas para tentar travar protestos por julgamento de opositor
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com