Um grupo de mergulhadores que explorava um naufrágio ficou incrédulo depois de ter tido um encontro próximo com um tubarão-albafar de seis guelras, nas águas a sul de Port Alberni, na ilha de Vancouver, no Canadá, no mês passado.
O tubarão nadou entre eles lentamente durante vários minutos e as imagens foram captadas pela câmara à luz das suas lanternas subaquáticas.
"Quando o vimos pela primeira vez, ficámos muito entusiasmados. Para mim, pessoalmente, foi apenas uma questão de: 'Tenho de ligar a câmara, porque se não filmar isto, ninguém vai acreditar", recorda o mergulhador Matteo Endrizzi, citado pela Global News.
Connor McTavish, que viu o tubarão primeiro, contou ainda que era "um tubarão enorme" e que foi uma experiência "surreal". "Houve medo, mas também espanto. Foi uma coisa tão bonita de se ver", acrescentou.
O tubarão-albafar tende a viver em águas profundas, o que torna raros os encontros com humanos, referiu Endrizzi.
De acordo com o perfil do animal feito pelo Environment Canada, tem seis guelras em vez das cinco habituais, além de seis fileiras de dentes inferiores grandes e dentes superiores menores e pontiagudos.
O departamento de Pesca e Vida Selvagem de Washington também referiu que podem atingir 5 metros de comprimento e viver até aos 80 anos.
Embora os mergulhadores não tenham a certeza da razão pela qual o animal se ergueu das profundezas para os ver, depois de reverem as filmagens várias vezes, acreditam que a criatura ficou "curiosa" com as suas lanternas.
"Veio até a minha lanterna, depois foi até a do Garrett e voltou até a minha, e ficou a circular entre nós", sublinhou.
O grupo notificou o Ministério das Pescas e dos Oceanos do Canadá sobre o avistamento, referindo a falta de investigação sobre os tubarões-albafar nas águas canadianas.
Leia Também: Turista em estado grave após ser atacada por tubarão nas Turcas e Caicos