Sergio Mattarella homenageia "grande líder político" Silvio Berlusconi

O Presidente italiano, Sergio Mattarella, recordou hoje o antigo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que morreu aos 86 anos, como "um grande líder político" que marcou a República de Itália, influenciando os seus "paradigmas, costumes e linguagens".

Notícia

© Getty Images

Lusa
12/06/2023 13:03 ‧ 12/06/2023 por Lusa

Mundo

Berlusconi

Numa nota publicada na página da Presidência da República de Itália, Mattarella diz que tomou conhecimento, "com profunda tristeza, da notícia da morte de Silvio Berlusconi, fundador e líder [do partido] Forza Italia e protagonista durante longos períodos da política italiana e das suas instituições republicanas".

"Berlusconi foi um grande líder político que marcou a nossa República, influenciando paradigmas, costumes e linguagens", refere o chefe de Estado.

Recordando o percurso político de Berlusconi, Mattarella refere que, numa "época de profundas convulsões", a "descida ao terreno" do antigo primeiro-ministro, com "um partido recém-fundado", obteve um "consenso tão alargado" que lhe permitiu "compor de imediato uma maioria e um Governo".

"A liderança de Berlusconi ajudou a moldar uma nova geografia na política italiana, permitindo-lhe assumir o cargo de primeiro-ministro por quatro vezes", lembra.

Nas funções de primeiro-ministro, prossegue o Presidente italiano, Berlusconi "lidou com acontecimentos globais, como a crise provocada pelo ataque às Torres Gémeas [em 2001 em Nova Iorque], a luta contra o terrorismo internacional e as convulsões financeiras no final da primeira década do novo século".

Mattarella destaca ainda que o antigo primeiro-ministro "foi integrando progressivamente o movimento político que fundou na família popular europeia, favorecendo a continuidade da orientação atlântica e europeísta" de Itália.

"Era uma pessoa de grande humanidade e um empresário de sucesso, um inovador no seu setor. Alcançou posições de destaque na indústria da televisão e dos meios de comunicação social, muito antes do seu envolvimento direto nas instituições", lê-se na nota de Mattarella.

Para o Presidente italiano, Berlusconi foi também "o arquiteto de importantes sucessos no mundo do desporto italiano".

"Gostaria de transmitir as minhas condolências e solidariedade aos seus filhos, a todos os seus familiares, ao seu partido e a todos aqueles que lhe foram mais próximos em vida e na sua última batalha contra a doença, travada com uma coragem e um otimismo exemplar", acrescenta Matarella.

Silvio Berlusconi, que hoje morreu aos 86 anos, foi uma figura polémica, magnata dos 'media', conservador e de direita e primeiro-ministro de Itália durante nove anos (1994-1995, 2001-2006, 2008-2011).

Foi alvo de acusações de corrupção e esteve no centro de escândalos sexuais que culminariam na sua expulsão do Senado italiano, em 2013.

Em 2022, o multimilionário regressou à ribalta política como senador e líder do partido que fundou, Força Itália, membro da coligação de direita e extrema-direita atualmente no poder, liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni.

Segundo a agência de notícias italiana ANSA, o funeral de Berlusconi terá lugar esta quarta-feira na catedral de Milão.

Leia Também: Morte de Berlusconi abala império económico e deixa partido órfão

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas