Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 22º

Arábia Saudita anuncia conferência para ajuda humanitária ao Sudão

A Arábia Saudita anunciou hoje a realização de uma conferência internacional a 19 de junho para coordenar ajuda humanitária no Sudão, teatro de combates entre generais rivais desde há cerca de dois meses que provocaram 1.800 mortos.

Arábia Saudita anuncia conferência para ajuda humanitária ao Sudão
Notícias ao Minuto

20:43 - 13/06/23 por Lusa

Mundo Sudão

Nesta conferência vão participar, ao lado da Arábia Saudita, o Qatar, o Egito, a Alemanha, o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA), a União Europeia e a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, indica um comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita.

O local da conferência internacional não é indicado.

O conflito começou a 15 de abril entre o exército, dirigido pelo general Abdel Fattah al-Burhane, e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido, do general Mohamed Hamdane Daglo, na sequência de desentendimentos sobre a unificação das Forças Armadas, no âmbito de um acordo assinado para a transição para a democracia.

As tréguas anteriores foram, geralmente, violadas depois da entrada em vigor, o que está a dificultar a ajuda humanitária às populações.

A guerra já fez mais de 1.800 mortos, segundo a organização ACLED, especializada em recolha de informação em zonas de conflito, e provocou dois milhões de deslocados e refugiados, de acordo com a ONU.

Desde o início dos combates que a Arábia Saudita e os Estados Unidos estão a mediar negociações entre as duas partes no porto saudita de Jidá, no mar Vermelho, para tentar obter um cessar-fogo.

Mas as várias tréguas nunca foram respeitadas e a ajuda humanitária está a chegar a conta-gotas, enquanto as organizações têm alertado para o agravamento da situação.

O chefe da delegação da Cruz Vermelha no Sudão, Alfonso Verdu Perez, indicou que apenas 20% das unidades de saúde ainda funcionam em Cartum, a capital, e já em maio a ONU estimava que 25 milhões de pessoas, mais da metade da população do país necessitava de assistência.

A ONU pretende reunir 2,6 mil milhões de dólares de ajuda, e cerca de 500 milhões de dólares para os deslocados em países vizinhos.

Por seu turno, os Estados Unidos estão a preparar um novo processo para estabelecer um cessar-fogo, através de uma consulta com os sudaneses, africanos e árabes, além de outros parceiros e deverão anunciar resultados destas conversações nos próximos dias.

Os Estados Unidos impuseram sanções aos dois rivais sudaneses depois da violação de uma trégua no final de maio.

Leia Também: Líderes de organização africana apelam a "esforços de paz" no Sudão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório