EUA insistem com Turquia: Suécia deve ser membro da NATO "sem demoras"

Os EUA insistiram hoje com a Turquia para que ratifique a adesão da Suécia à NATO "sem demora", depois de o presidente turco ter reduzido hoje as expectativas da ratificação turca antes da cimeira da aliança em julho.

Notícia

© Reuters

Lusa
14/06/2023 23:40 ‧ 14/06/2023 por Lusa

Mundo

NATO

"A Suécia é um parceiro de defesa forte e capaz que partilha os valores da NATO, que vai fortalecer a aliança e contribuir para a segurança europeia. Acreditamos que deve converter-se em membro quanto antes, sem demoras", disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, na sua conferência de imprensa diária.

Neste sentido, destacou que os EUA instam a Turquia a aprovar essa adesão, manifestando-se confiante em que essa ratificação ocorra antes da cimeira da NATO, em julho, em Vílnius.

Ancara tem criticado que Estocolmo permita manifestações de simpatizantes do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado organização terrorista também pela União Europeia e Estados Unidos.

Nos últimos meses, no seguimento das exigências de Ancara, a Suécia endureceu a sua legislação antiterrorista e aprovou a extradição de vários cidadãos turcos acusados na Turquia, o que suscitou a esperança de levantamento do veto à sua entrada.

"A Suécia em expectativas, mas isso não significa que vamos corresponder. Para que as satisfaçamos, a Suécia tem primeiro de cumprir o seu dever", disse Recep Tayyip Erdogan, em conversa esta noite com jornalistas no avião em que regressava do Azerbaijão, segundo a agência Anadolu.

Leia Também: NATO. EUA bloqueiam armas à Hungria por não aprovar adesão da Suécia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas